DRIVERSINSANOSCWB

NOTÍCIAS E INFORMAÇÕES

Carro alugado é mais vantajoso para o motorista de app”, diz vice-presidente da ABLA

Motoristas de aplicativo representam 18% a 20% dos carros alugados no Brasil.

A Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA) anunciou que, nos últimos 3 anos, houve um crescimento de 76,5% no total de carros alugados para motoristas de aplicativos no Brasil.

O número de veículos locados nessa modalidade passou de 170 mil em meados de 2021 para mais de 300 mil no segundo semestre de 2024. A frota total das locadoras no Brasil chegou a 1.570.820 automóveis e comerciais leves ao final de 2023.

Impacto significativo em nenhuma das opções.

Recentemente, vocês anunciaram que motoristas de aplicativos representam entre 18% a 20% dos usuários de carros alugados. Você acredita que essa porcentagem pode aumentar nos próximos anos, indicando uma tendência forte de crescimento?

Eu acredito que possa aumentar, e é algo que pode acontecer, mas, por enquanto, nos próximos anos, a gente ainda não vai ver esse cenário de mais frota locada do que carro próprio. A gente ainda observa que tem muitos carros próprios, mas talvez a gente chegue a um mercado mais equilibrado, com 50% a 60% de frota locada.

Quais são os principais desafios enfrentados pelas locadoras ao atender essa demanda?

O principal desafio é o atendimento, porque são veículos que rodam muito mais, têm um risco muito maior aplicado a eles na circulação diária, são 12 a 16 horas por dia, então são veículos que estão expostos ao risco.

Quais as expectativas futuras para esse serviço?

O que observamos na questão dos aplicativos é que temos duas grandes empresas que operam no Brasil, a Uber e a 99, porém vemos o crescimento dos aplicativos regionais também funcionando, atendendo regiões específicas. É um mercado crescente e complementar ao transporte coletivo, com grande possibilidade de crescimento, e uma transição para os veículos elétricos.